O que é o LIFE
APRESENTAÇÃO
A
utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDIC) no ensino tem sido cada vez mais discutida e a FURB precisa
estar inserida e
na
vanguarda nesse processo, por ser uma instituição formadora de
educadores. No entanto, o uso das tecnologias na educação tem
muitas vezes se restringido ao uso de processadores de texto,
planilhas eletrônicas, apresentações multimídia, sem transformar
efetivamente as práticas de ensino.
Um
espaço disponível na FURB para a formação de professores com base
em TDICs é o LIFE. O
LIFE/FURB é um laboratório financiado com recursos da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por
objetivo compartilhar espaços interdisciplinares de ensino
aprendizagem com base em recursos tecnológicos digitais de
informação e comunicação, para a formação de professores. O
LIFE/FURB é um espaço de articulação dos programas da CAPES
relacionados à Educação Básica (PIBID, PARFOR, Prodocência,
Obeduc, Novos Talentos, ...), uma vez que em sua concepção ele deve
ser um espaço de articulação entre universidade e escolas. Ele
conta com recursos antes inéditos nos espaços de
ensino-aprendizagem da Universidade, tais como, mesa multitoque,
drone, tablets, notebooks com tela de toque e óculos 3D e lousa
digital. Além disso, seu layout é configurável de acordo com as
necessidades de cada atividade que se realiza no laboratório.
O LIFE/FURB foi viabilizado pela
CAPES com recursos na ordem de quase R$200.00,00. A contrapartida
institucional da FURB foi a infraestrutura física para a execução
do projeto e de pessoal responsáveis por executar ações
diferenciadas em tecnologias digitais aplicadas à educação.
Atualmente o LIFE/FURB funciona na sala G-206 com um espaço
aproximado de 100m2.
O laboratório segue alguns princípios básicos que pauta suas
principais ações:
-
estudante como protagonista de seu processo de formação: no LIFE o processo educacional precisa estar centrado no estudante. Ele deve ser o agente de seu processo de formação e deve ser instigado a desenvolver sua autonomia;
-
aprendizagem colaborativa e em rede: no LIFE os estudantes devem ser estimulados a atuar em atividades cooperativas e colaborativas usando metodologias e recursos que favoreçam a aprendizagem com o outro;
-
interdisciplinaridade: o LIFE tem esta palavra em seu nome. A ação de docentes e estudantes no LIFE deve ser pautada no pensamento de encontro com outras áreas do conhecimento, buscando ampliar a visão sobre seu processo de formação e ampliar sua capacidade de resolução de problemas;
-
movimento: o espaço do LIFE foi pensado para ter seu layout configurável, com diversas possibilidades de ocupação do espaço pelos estudantes. As atividades executadas no LIFE devem tirar o estudante de uma postura passiva em seu processo de construção do conhecimento;
-
inovações metodológicas e pedagógicas: no LIFE os docentes precisam pensar e desenvolver práticas pedagógicas e metodológicas inovadoras que superem sua ação como um mero transmissor do conhecimento, garantindo a efetivação dos demais princípios;
-
uso de tecnologias móveis, sem fio e baseadas em toque: as tecnologias existentes no LIFE acompanham os demais princípios pois os equipamentos foram pensados para permitir mobilidade e flexibilidade. Além disso, propõe-se a desenvolver a interação com os dispositivos com base em toque para não depender de dispositivos auxiliares.
PRINCIPAIS
AÇÕES:
Identificar
e organizar formações
As
abordagens contemporâneas sobre metodologias e práticas pedagógicas
indicam a necessidade de colocar os estudantes como sujeitos ativos
nos processos de ensino aprendizagem, trabalhando colaborativamente e
em rede na discussão e produção de conteúdos. As TDICs surgem
como facilitadoras nesse contexto ao oferecer possibilidades diversas
na aplicação de metodologias inovadoras e na produção de
conteúdos baseados em diferentes mídias. Este projeto propõe o
mapeamento de temáticas relacionadas ao uso de tecnologias na
educação e organização de formações para o corpo docente e
discente, buscando promover o desenvolvimento de metodologias e
práticas pedagógicas inovadoras e incorporar efetivamente o uso das
TDICS ao ensino para além de processadores de texto, planilhas e
apresentações multimídia.
Manter
acervo de objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos
Objetos
de aprendizagem são produzidos e divulgados na rede diariamente. A
proposta do projeto é criar e manter um acervo para facilitar o
acesso da comunidade interna a novos conteúdos, aplicativos e
ferramentas relacionadas às TEDICS. Ainda, a personalização de
aplicativos, conteúdos e materiais didáticos tem sido crescente e o
desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos
(REA) tem se mostrado uma solução eficaz além de inovadora. Este
projeto propõe a criação e manutenção de um acervo de práticas
e metodologias pedagógicas em diferentes áreas que possam ser
usadas nos diversos cursos da Universidade. Exemplos de objetos de
aprendizagem envolvem animações, simulações, vídeos, mapas
interativos, redes sociais, museus virtuais, mapas mentais,
gamificação, ensino híbrido, entre outros.
Manter
acervo de ferramentas e aplicativos (online, colaborativas,
dispositivos móveis)
As
ferramentas on-line de produção e socialização de conteúdos têm
se popularizado por facilitar o compartilhamento das produções e o
trabalho colaborativo. Também os dispositivos móveis oferecem
aplicativos com potencial de ampliar as possibilidades
didático-pedagógicas. A proposta do projeto é disponibilizar à
comunidade interna um acervo de ferramentas e aplicativos que
permitam a produção de novos conteúdos ou a utilização em sala
de aula. Exemplos de ferramentas são softwares de apresentação, de
produção de vídeos, livros eletrõnicos, realidade aumentada,
fotos em 3D,
Manter
portal sobre TEDICS
Manter
a relação com a comunidade universitária é fundamental para o
melhor aproveitamento do uso das TEDICs. O presente projeto propõe a
criação e manutenção de um portal (que já está sendo
desenvolvido no contexto do programa Prodocência) para divulgação
de notícias, eventos, pesquisas, trabalhos acadêmicos, novas
metodologias, novos objetos educacionais, entre outras informações,
O objetivo é manter a comunidade interna e externa informada sobre
as inovações relacionadas ao uso de Tecnologias na Educação na
FURB e provocar mudanças e inovações no ensino e na formação
docente. Também socializar as ações e produções da Universidade
relacionadas ao uso de TEDICs (formações, eventos, desenvolvimento
de aplicativos e objetos educacionais, pesquisas relacionadas ao uso
de tecnologias na educação, entre outros). Em uma ação de médio
prazo o portal poderá possibilitar a formação online através de
MOOCs (Massive
Open On-Line Courses)
e tutoriais.
Assessorar
professores e estudantes na produção de conteúdos e na utilização
de tecnologias para produção de trabalhos acadêmicos
Os
conteúdos apresentados pelos professores bem como os trabalhos
acadêmicos produzidos pelos estudantes baseiam-se, em sua grande
maioria, em recursos básicos como processadores de texto e
apresentações de slides. O presente projeto propõe assessorar
ambos a aproveitar o potencial efetivo de uso das TDICs nos espaços
educacionais, ampliando o repertório de possibilidades para a a
produção de conteúdos relacionados ao uso de novas tecnologias na
educação. Também deverá assessorar tanto professores como
estudantes no uso de objetos educacionais, no aproveitamento adequado
da estrutura disponível no LIFE/FURB ou em outros espaços da
Universidade, na produção dos trabalhos acadêmicos e no fomento à
inovação no ensino também através do corpo discente. Exemplos de
recursos tecnológicos que ampliam as possibilidades de professores e
estudantes são vídeo aulas, redes sociais, podcast, wikis, blogs,
softwares de produção colaborativa na web, entre outros.
Assessorar professores em
metodologias inovadoras
Discute-se
atualmente como buscar novas metodologias que auxiliem o docente a
manter a atenção da nova geração de estudantes que chegam à
Universidade e que tem um perfil diferente, com alta habilidade no
uso de tecnologias, conectados 24h por dia, que fazem uso constante
de smartphones,
tablets
e internet. O docente detém a difícil tarefa de manter a atenção
deste estudante e um nos caminhos apontados é a utilização de
metodologias inovadoras, frequentemente relacionadas ao uso de
TEDICS. O projeto traz a proposta de assessorar o corpo docente da
Universidade, buscando oferecer formação e assessoria para inserção
de novas metodologias na sala de aula, com vistas à qualificação
do ensino, não apenas reproduzindo práticas existentes, mas
incluindo as tecnologias de modo a inovar ou qualificar a prática
pedagógica.
RESULTADOS
ESPERADOS:
A
equipe estruturada para operacionalizar este projeto deve trabalhar
em um conjunto de metas e um cronograma para cada ação proposta. As
metas e ações propostas deverão contemplar elementos quantitativos
e qualitativos.
Os
elementos quantitativos dizem respeito à quantidade de professores e
estudantes atendidos, aos recursos e ferramentas disponíveis nos
acervos propostos, ao número de acessos ao portal educacional, à
quantidade de professores que incorporaram as metodologias propostas
em seus espaços educacionais e ao número de novos projetos e
espaços presenciais lançados na Universidade com ações de fomento
interno e externo.
Os
elementos qualitativos tratam da melhoria
da
qualidade dos cursos de graduação presencial da FURB, refletidas na
satisfação do corpo docente e discente e no avanço dos seus
indicadores de avaliação.
A
implementação da presente proposta, ampla e desafiadora, busca
modernizar a ação dos docentes da Universidade, preparando-os para
lidar em um contexto contemporâneo onde os estudantes sejam sujeitos
atores de seu projeto de formação, o que exige superar metodologias
baseadas apenas na transmissão de conhecimento. Nesse contexto, mais
do que ferramentas simples de edição de textos e apresentação de
slides, as TDICs podem ser utilizadas para proporcionar atividades
com base em diferentes mídias, em rede e colaborativas, que se
aproximem mais da realidade dos estudantes que ingressam na FURB,
geralmente hiperconectados em suas tecnologias nos espaços não
escolares. Espera-se, finalmente, colocar a Universidade como uma
referência no uso de metodologias inovadoras e TDICs nos espaços
educacionais.
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