SandWaste: Aplicativo para ensino da coleta seletiva utilizando realidade aumentada com marcadores.


Contribuir com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança e incentivar a prática da coleta seletiva.



 



 




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Geral
Título
SandWaste: Aplicativo para ensino da coleta seletiva utilizando realidade aumentada com marcadores.
Idioma 
Português.
Descrição
Contribuir com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança e incentivar a prática da coleta seletiva. A combinação de recursos tecnológicos com a temática busca aprimorar o interesse do aprendiz de forma prática e visual, tornando a aprendizagem mais significativa e, assim, inovando o contexto de aprendizagem dos estudantes.
Palavras chave
Coleta seletiva. Sustentabilidade. Tecnologia.
Área de conhecimento
Ciências.

Dados Técnicos
Formato
Executável (.exe).
Localização
Requisitos
Um computador com placa de vídeo e sistema operacional Windows, uma câmera, um projetor e um marcador impresso.
Observações para instalação
Para iniciar o jogo é necessário iniciar o executável. Além disso, o computador precisa de uma câmera e um projetor instalados.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
- Problematizar o conceito da coleta seletiva;
- Separar os diferentes resíduos;
- Identificar as cores das latas que recebem cada tipo de resíduo e lixo;
- Praticar a coleta seletiva;
- Experimentar um recurso tecnológico: realidade aumentada com marcadores.
Contexto de utilização
O OA deve ser utilizado em atividade presencial, contando com um computador, uma câmera e um marcador, e pode ser praticado em pequenos grupos, na sala de aula ou em qualquer outro espaço do qual seja possível montar o equipamento tecnológico.
A avaliação pode ocorrer por meio da participação e também a partir de um relato de experiência diante da proposta realizada com eles.
Faixa Etária
7 a 8 anos de idade.
Tempo de uso para aprendizagem
-

Créditos
Acadêmico(as):
Bruna Aparecida de Almeida (Pedagogia),
Diógenes Ademir Domingos (Ciência da Computação),
João Alexandre Ruggiero (Ciência da Computação), 
Priscila Caroline Dalpiaz (Pedagogia), 
Rodrigo Heinzle (Ciência da Computação), 
Thaís Tafner (Pedagogia)

Professores(as):
Dalton Solano dos Reis,
Mauricio Capobianco Lopes,
Viviane Clotilde da Silva.
  
 
Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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