Quebra Cabeça Geométrico: a geometria nos animais com realidade aumentada


A Geometria nos Animais com Realidade Aumentada é um jogo que tem como objetivo estimular o aprendizado da geometria, a partir dos animais, através da utilização da realidade aumentada.





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Geral
Título
Quebra Cabeça Geométrico: a geometria nos animais com realidade aumentada
Idioma 
Português
Descrição
A Geometria nos Animais com Realidade Aumentada é um jogo que tem como objetivo estimular o aprendizado da geometria, a partir dos animais, através da utilização da realidade aumentada.
Palavras chave
Área. Realidade Aumentada. Geometria. Álgebra. Animais.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - anos finais. Matemática.

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo celular.
Localização
Requisitos
Um tablet android e as peças impressas.
Baixar peças em http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-4/
Observações para instalação
Nenhum pré requisito de instalação - Apenas executar o arquivo

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Montar animais partindo de figuras geométricas (quadrados e triângulos).
Calcular a área das respectivas imagens descobertas.
Desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade.
Estimular a criança a seguir para o próximo desenho após a animação formada.
Contexto de utilização
A turma deve ser dividida em grupos de três a quatro alunos. Em seguida são entregues desenhos de animais em papel cartão com apenas seu contorno e, com ele, quadrados e triângulos feitos em material concreto. Os alunos devem preencher a figura recebida com as formas geométricas dadas e calcular a área da figura dada.
Faixa Etária
Sexto ano do ensino fundamental II - entre 12 e 13 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
Uma aula de 45 minutos.

Créditos
Acadêmicos(as):
Gabriel Felipe Medeiros (Ciência da Computação),
Geovana Zappelline (Matemática),
Guilherme Tironi (Matemática),
Lucas Gomes Raquel (Ciência da Computação),
Paola Adriano (Ciência da Computação),
Pedro Henrique Schmitt (Ciência da Computação),
Vinícius Giovani Jacintho (Matemática) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau

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