LaGra: labirinto geométrico de realidade aumentada
Acesse em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.furb.lagra&hl=pt
Geral
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Título
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LaGra: labirinto geométrico de realidade aumentada
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Idioma
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Português
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Descrição
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LaGra é um jogo que tem como objetivo auxiliar o ensino de geometria promovendo a interatividade do aluno com a tecnologia e a competitividade entre os estudantes, fazendo com que eles melhorem o seu raciocínio lógico de maneira lúdica.
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Palavras chave
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Labirinto Geométrico. Geometria. Realidade Aumentada. Óculos.
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Área de conhecimento
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Ensino Fundamental - anos finais. Matemática. Geometria.
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Dados Técnicos
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Formato
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Aplicativo Móvel
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Localização
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Requisitos
| Android 4.4 ou superior Acelerômetro. |
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Observações para instalação
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Para a instalação com o apk: Copiar ou fazer o download do arquivo .apk, e abrir para instalá-lo. Será necessário ativar a opção de instalar de fontes desconhecidas (será aberto em uma outra tela).
Para a instalação com a Google Play: Pesquisar pelo item LaGRA e instalá-lo. |
Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Exercícios de múltipla escolha, junto com a simulação de um labirinto.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Fixar o conteúdo de geometria.
Instigar a cooperação entre os estudantes.
Estimular o
raciocínio lógico e a coordenação motora.
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Estratégia Didática
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Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo 8 pessoas. Deve ser escolhido um aluno por equipe para iniciar a
partida, e o próprio jogo indica o momento da troca de jogadores, dessa forma todos tem a oportunidade de conhecer e se beneficiar da tecnologia do projeto. O aluno que estiver
jogando deve ficar em pé para poder se movimentar em 360º e os demais sentados, todos
próximos a seus grupos.
Durante o jogo o aluno visualiza um labirinto e deve saber conceitos de geometria
para encontrar o caminho correto. São permitidas discussões entre a equipe, mas sem que o aluno
tire o óculos antes que o jogo indique a troca de competidores. Para pedir ajuda o aluno terá
que descrever o que está vendo. Dessa forma será estimulado o trabalho em equipe,
interação, dicção, imaginação e raciocínio dos estudantes.
A equipe que terminar o
jogo em menos tempo é a vencedora. O aplicativo precisa de um celular e o óculos de realidade aumentada para poder ser utilizado. O professor avaliará os estudantes, em agilidade de resposta e cooperação entre eles.
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Faixa Etária
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Estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Idade entre 12 a 14 anos.
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Tempo de uso para aprendizagem
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O jogo será aplicado em uma aula de 45min.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Eloise Clara Viegas (Matemática), Gustavo Bittencourt (Ciência da Computação), Isabela Pereira Geremias (Matemática), Jean Carlos Klann (Ciência da Computação), Katlin Mendes Barbosa e Thais (Matemática), Lucas Schaefer (Ciência da Computação) - Professores:
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Universidade Regional da Blumenau. |
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