LaGra: labirinto geométrico de realidade aumentada


LaGra é um jogo que tem como objetivo auxiliar o ensino de geometria promovendo a interatividade do aluno com a tecnologia e a competitividade entre os estudantes, fazendo com que eles melhorem o seu raciocínio lógico de maneira lúdica.





Acesse em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.furb.lagra&hl=pt



Geral
Título
LaGra: labirinto geométrico de realidade aumentada
Idioma 
Português
Descrição
LaGra é um jogo que tem como objetivo auxiliar o ensino de geometria promovendo a interatividade do aluno com a tecnologia e a competitividade entre os estudantes, fazendo com que eles melhorem o seu raciocínio lógico de maneira lúdica.
Palavras chave
Labirinto Geométrico. Geometria. Realidade Aumentada. Óculos. 
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - anos finais. Matemática. Geometria.

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo Móvel
Localização
Requisitos
Android 4.4 ou superior
Acelerômetro.
Observações para instalação
Para a instalação com o apk: Copiar ou fazer o download do arquivo .apk, e abrir para instalá-lo. Será necessário ativar a opção de instalar de fontes desconhecidas (será aberto em uma outra tela).

Para a instalação com a Google Play: Pesquisar pelo item LaGRA e instalá-lo.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Exercícios de múltipla escolha, junto com a simulação de um labirinto.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Fixar o conteúdo de geometria.
Instigar a cooperação entre os estudantes.
Estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora.
Estratégia Didática
Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo 8 pessoas. Deve ser escolhido um aluno por equipe para iniciar a partida, e o próprio jogo indica o momento da troca de jogadores, dessa forma todos tem a oportunidade de conhecer e se beneficiar da tecnologia do projeto. O aluno que estiver jogando deve ficar em pé para poder se movimentar em 360º e os demais sentados, todos próximos a seus grupos. Durante o jogo o aluno visualiza um labirinto e deve saber conceitos de geometria para encontrar o caminho correto. São permitidas discussões entre a equipe, mas sem que o aluno tire o óculos antes que o jogo indique a troca de competidores. Para pedir ajuda o aluno terá que descrever o que está vendo. Dessa forma será estimulado o trabalho em equipe, interação, dicção, imaginação e raciocínio dos estudantes. A equipe que terminar o jogo em menos tempo é a vencedoraO aplicativo precisa de um celular e o óculos de realidade aumentada para poder ser utilizado. O professor avaliará os estudantes, em agilidade de resposta e cooperação entre eles.
Faixa Etária
Estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Idade entre 12 a 14 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
O jogo será aplicado em uma aula de 45min.

Créditos
Acadêmicos(as):
Eloise Clara Viegas (Matemática),
Gustavo Bittencourt (Ciência da Computação),
Isabela Pereira Geremias (Matemática),
Jean Carlos Klann (Ciência da Computação),
Katlin Mendes Barbosa e Thais (Matemática),
Lucas Schaefer (Ciência da Computação) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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