Kinectomia:: aprendizagem do sistema do corpo humano utilizando o Kinect
Kinectomia é um jogo que tem como objetivo identificar os sistemas do corpo humano em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, com foco no aparelho digestório, utilizando como recurso o Kinect para o ensino e aprendizagem.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-1/
Geral
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Título
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Kinectomia: aprendizagem do sistema do corpo humano utilizando o Kinect
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Idioma
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Português (BR)
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Descrição
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Jogo que tem como objetivo identificar os sistemas do corpo humano em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, com foco no aparelho digestório, utilizando como recurso o Kinect para o ensino e aprendizagem
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Palavras chave
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Sistema Digestório. Corpo Humano.
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Área de conhecimento
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Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Ciências. Português
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Dados Técnicos
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Formato
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Executável para a plataforma Windows
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Localização
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Requisitos
| Kinect conectado e ambiente configurado conforme as observações de instalação. | |
Observações para instalação
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Ter instalado o Windows Kinect RunTime 1.8 ou Kinect SDK (Software Development Kit) 1.8 no computador.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Identificar os sistemas do corpo humano.
Compreender que uma boa alimentação é importante para nosso corpo humano |
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Estratégia Didática
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A proposta do projeto é possibilitar conhecer/ discutir
/refletir sobre os sistemas circulatório, digestivo e respiratório. A ideia é entender como
funciona cada sistema, levando em consideração alguns alimentos que fazem bem e os que
não fazem bem, para refletirmos sobre nossa saúde, nosso dia a dia. A primeira parte do
roteiro é apresentar e identificar cada sistema do corpo humano. Nesta etapa apresentam-se vídeos sobre os sistemas e discute-se sobre eles; na segunda etapa trabalham-se alguns alimentos que atuam de forma positiva e negativa nos sistema do corpo logo após
serem consumidos, fazendo um mapeamento em grupos, na sala de informática da escola; a
terceira etapa pode ser a visita de um médico ou nutricionista à escola. Antes dessa visita é interessante fazer um roteiro de perguntas para tirar dúvidas dos estudantes. Após essa palestra
faz-se novamente um levantamento dos alimentos positivos e negativos para o nosso corpo. Após
todas essas etapas, utiliza-se o Kinectomia para trabalhar em grupo, fazendo com que todos
participem e ajudem o amigo que está jogando. Ali pode-se observar o entendimento da
turma com relação aos alimentos e aos sistemas do corpo humano.
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Faixa Etária
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10 anos
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Tempo de uso para aprendizagem
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A execução do projeto pode acontecer durante 1 mês, no qual são realizadas atividades para levantamento do conhecimento prévio das crianças, pesquisa, atividades dirigidas (podendo ser através de outros jogos) e o jogo Kinectomia.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Ana Paula Prestes (Pedagogia), Daniela Andersen (Pedagogia), João Paulo Machado (Ciência da Computação), Ketlin Braatz (Pedagogia), Matheus Heiden (Ciência da Computação), Rafael Sabel (Ciência da Computação), Samara Klein Weber (Pedagogia) - Professores:
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Universidade Regional da Blumenau. |
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