Kinectomia:: aprendizagem do sistema do corpo humano utilizando o Kinect


Kinectomia é um jogo que tem como objetivo identificar os sistemas do corpo humano em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, com foco no aparelho digestório, utilizando como recurso o Kinect para o ensino e aprendizagem. 





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Geral
Título
Kinectomia: aprendizagem do sistema do corpo humano utilizando o Kinect

Idioma 
Português (BR)
Descrição
Jogo que tem como objetivo identificar os sistemas do corpo humano em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, com foco no aparelho digestório, utilizando como recurso o Kinect para o ensino e aprendizagem
Palavras chave
Sistema Digestório. Corpo Humano.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Ciências. Português

Dados Técnicos
Formato
Executável para a plataforma Windows
Localização
Requisitos
Kinect conectado  e ambiente configurado conforme as observações de instalação. 
Observações para instalação
Ter instalado o Windows Kinect RunTime 1.8 ou Kinect SDK (Software Development Kit) 1.8 no computador.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
 Objetivos e Competências de Aprendizagem
Identificar os sistemas do corpo humano.
Compreender que uma boa alimentação é importante para nosso corpo humano
Estratégia Didática
A proposta do projeto é possibilitar conhecer/ discutir /refletir sobre os sistemas circulatório, digestivo e respiratório. A ideia é entender como funciona cada sistema, levando em consideração alguns alimentos que fazem bem e os que não fazem bem, para refletirmos sobre nossa saúde, nosso dia a dia. A primeira parte do roteiro é apresentar e identificar cada sistema do corpo humano. Nesta etapa apresentam-se vídeos sobre os sistemas e discute-se sobre eles; na segunda etapa trabalham-se alguns alimentos que atuam de forma positiva e negativa nos sistema do corpo logo após serem consumidos, fazendo um mapeamento em grupos, na sala de informática da escola; a terceira etapa pode ser a visita de um médico ou nutricionista à escola. Antes dessa visita é interessante fazer um roteiro de perguntas para tirar dúvidas dos estudantes. Após essa palestra faz-se novamente um levantamento dos alimentos positivos e negativos para o nosso corpo. Após todas essas etapas, utiliza-se o Kinectomia para trabalhar em grupo, fazendo com que todos participem e ajudem o amigo que está jogando. Ali pode-se observar o entendimento da turma com relação aos alimentos e aos sistemas do corpo humano. 
Faixa Etária
10 anos
Tempo de uso para aprendizagem
A execução do projeto pode acontecer durante 1 mês, no qual são realizadas atividades para levantamento do conhecimento prévio das crianças, pesquisa, atividades dirigidas (podendo ser através de outros jogos) e o jogo Kinectomia.

Créditos
Acadêmicos(as):
Ana Paula Prestes (Pedagogia),
Daniela Andersen (Pedagogia),
João Paulo Machado (Ciência da Computação),
Ketlin Braatz (Pedagogia),
Matheus Heiden (Ciência da Computação),
Rafael Sabel (Ciência da Computação),
Samara Klein Weber (Pedagogia) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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