GeoForma: jogo eletrônico de interação com formas geométricas


Jogo Eletrônico de Interação com Formas Geométricas é um jogo que tem como objetivo auxiliar as crianças a reconhecer e nomear figuras planas classificando-as pela cor, forma e tamanho, identificando e relacionando as representações geométricas no cotidiano.



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Geral
Título
GeoForma: jogo eletrônico de interação com formas geométricas
Idioma 
Português (BR).
Descrição
Jogo Eletrônico de Interação com Formas Geométricas é um jogo que tem como objetivo auxiliar as crianças a reconhecer e nomear figuras planas classificando-as pela cor, forma e tamanho, identificando e relacionando as representações geométricas no cotidiano.
Palavras chave
Formas geométricas. Lousa digital. Jogo eletrônico.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - anos iniciais. Matemática.

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo web
Localização
Requisitos
Abrir com o navegador
Observações para instalação
Não é necessário nenhuma instalação, somente a presença do navegador 

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Reconhecer e nomear figuras planas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
Trabalhar as formas geométricas.
Utilizar a lógica das formas geométricas para representação das figuras.
Relacionar as formas geométricas com a imagem que está sendo montada. 
Promover a interação.
Estratégia Didática
Em um primeiro momento deve ser feita uma roda de conversa com o objetivo de relembrar toda a trajetória do projeto, para então, apresentar a proposta do jogo eletrônico de interação com as formas geométricas.  Após a apresentação do jogo, devem ser combinadas as regras e as punições. Em seguida, deve ser feito o sorteio dos grupos: cada grupo terá até quatro crianças. Deve ser Avaliado se as crianças compreenderam as formas geométricas, interagiram com os colegas e o jogo, e se compreenderam as regras do jogo.
Faixa Etária
6 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
Duas aulas de 45 minutos.

Créditos
Acadêmicos(as):
Daniel Pamplona Soares (Ciência da Computação),
Gabriel Henrique Biz (Ciência da Computação),
Genilda Andrade Ribeiro (Pedagogia),
Gilda Gualberto (Pedagogia),
Isabela C. D Girardo (Pedagogia),
Jean Carlo Giambastiani Lopes (Ciência da Computação),
Larissa Nogeira Muller (Pedagogia),
Rodrigo D'Avila (Ciência da Computação) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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