Digeplan: jogo interativo para o ensino de operações com polinômios


Digeplan é um jogo que tem como objetivo criar possibilidades para que os estudantes compreendam as operações com polinômios de forma mais interativa. 





Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-2/fontes/



Geral
Título
Digeplan: jogo interativo para o ensino de operações com polinômios
Idioma 
Português
Descrição
Incentivar o aprendizado de álgebra, mais propriamente de produtos notáveis pelos estudantes, através de um jogo interativo na mesa multi-touch screen.
Palavras chave
Álgebra. Produtos Notáveis. Jogo Educativo.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - Anos finais. Matemática.

Dados Técnicos
Formato
Html 
Localização
http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-2/
Requisitos
Necessário acessá-lo através do browser.
Observações para instalação
Não há necessidade de instalação. Apenas deixar acessível em um servidor (ex, XAMPP, Apache, etc).

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo de disputa entre duplas com exercícios.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Representar um polinômio de segundo grau na sua forma reduzida (complemento do quadrado).
Efetuar operações com monômios.
Estratégia Didática
Atividade presencial, em duplas, na sala de informática com mesa multi-touch screen e/ou tablets. Em sala deve ser apresentado o conteúdo de produtos notáveis, seus tipos e forma de resolução. Após a primeira abordagem do assunto, formam-se duplas. Após as duplas serem montadas, iniciam-se os jogos. Sempre utilizar na mesa duas duplas. As demais duplas podem utilizar tablets (caso a escola tenha), para que possam conhecer o jogo e irem treinando. Caso a escola não tenha tablets, pode utilizar outro material concreto, com as mesmas peças que o jogo apresenta. O aluno será avaliado de acordo com o número de respostas corretas no jogo, sendo que o professor deve estar sempre acompanhando e observando seus erros e acertos.
Faixa Etária
Pré-adolescentes na faixa dos 13 anos de idade/8º ano do ensino fundamental.
Tempo de uso para aprendizagem
Em média, duas aulas de 45 minutos para uma turma de 30 alunos.

Créditos
Acadêmicos(as):
André Alex Sestari (Ciência da Computação),
Jean Pereira (Ciência da Computação),
Jenifer Kreuch (Matemática),
Lucas Dalcol Pereira (Ciência da Computação),
Marco Antônio Pauleti (Matemática),
Tamires Lays Tomio (Matemática) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação,
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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