Angulonic: aprendendo ângulos com realidade alternativa
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-7/
Geral
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Título
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Angulonic: aprendendo ângulos com realidade alternativa
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Idioma
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Português do Brasil
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Descrição
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Angulonic é um jogo que tem como objetivo melhorar o ensino e aprendizagem de ângulos e formas geométricas , uma vez que ele permite uma melhor visualização dos mesmos através de uma interação com o espaço físico.
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Palavras chave
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Ângulo. Aritmética. Geometria. Jogo. Realidade Alternativa. Realidade Aumentada.
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Área de conhecimento
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Ensino Fundamental - anos finais. Matemática. Geometria.
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Dados Técnicos
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Formato
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Aplicativo móvel e HTML
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Localização
| http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-7/ | |
Requisitos
| Dispositivo com câmera, superfície touch, Android ou iOS. | |
Observações para instalação
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Baixar via Google Play ou App Store.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Desenvolver o conceito básico de ângulo.
Apresentar algumas formas geométricas e suas características.
Relacionar os ângulos de acordo com as formas geométricas construídas.
Identificar as medidas dos ângulos.
Reconhecer os diferentes tipos de ângulos.
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Contexto de utilização
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O uso do aplicativo sé feito em dois passos: 1) configuração por parte do professor e 2) utilização por parte do aluno. Na fase de configuração o professor define o ambiente onde a atividade é
iniciada, o ponto de início e os pontos objetivo. O ponto de início é o local onde o aluno deve estar ao iniciar o jogo. Os pontos objetivos são uma quantidade finita de pontos físicos que quando ligados formam uma forma geométrica. Na fase de uso o aluno posiciona-se no local definido como ponto inicial pelo professor na fase de configuração e começa a seguir as instruções dadas pelo aplicativo. As instruções são frases, aqui chamadas de dicas, dizendo para o aluno rotacionar uma certa quantidade de graus, por exemplo: "vire 30 graus". Cada rodada do jogo consiste em o aluno seguindo uma determinada quantidade de dicas até que termine uma forma geométrica. Uma vez que uma forma geométrica é concluída uma série de perguntas são feitas, como por exemplo: Qual forma geométrica foi formada? Cada ponto alvo acertado e cada pergunta respondida corretamente vale pontos. Cada faixa de pontuação recebe uma medalha, podendo ser de bronze, prata ou ouro. |
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Faixa Etária
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10 a 12 anos.
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Tempo de uso para aprendizagem
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1 aula de 45 minutos.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Andressa Konell (Matemática), Jennifer Alessandra Ferretti (Matemática), Thomas Oelke Adriano (Ciência da Computação) - Professores:
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Universidade Regional da Blumenau. |
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