Angulonic: aprendendo ângulos com realidade alternativa

Angulonic é um jogo que tem como objetivo melhorar o ensino e aprendizagem de ângulos e formas geométricas , uma vez que ele permite uma melhor visualização dos mesmos através de uma interação com o espaço físico.




Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-7/



Geral
Título
Angulonic: aprendendo ângulos com realidade alternativa
Idioma 
Português do Brasil
Descrição
Angulonic é um jogo que tem como objetivo melhorar o ensino e aprendizagem de ângulos e formas geométricas , uma vez que ele permite uma melhor visualização dos mesmos através de uma interação com o espaço físico.
Palavras chave
Ângulo. Aritmética. Geometria. Jogo. Realidade Alternativa. Realidade Aumentada.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - anos finais. Matemática. Geometria.

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo móvel e HTML
Localização
http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-2/equipe-7/
Requisitos
Dispositivo com câmera, superfície touch, Android ou iOS.
Observações para instalação
Baixar via Google Play ou App Store.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Desenvolver o conceito básico de ângulo.
Apresentar algumas formas geométricas e suas características.
Relacionar os ângulos de acordo com as formas geométricas construídas.
Identificar as medidas dos ângulos.
Reconhecer os diferentes tipos de ângulos.
Contexto de utilização
O uso do aplicativo sé feito em dois passos: 1) configuração por parte do professor e 2) utilização por parte do aluno. Na fase de configuração o professor define o ambiente onde a atividade é
iniciada, o ponto de início e os pontos objetivo. O ponto de início é o local onde o aluno deve estar ao iniciar o jogo. Os pontos objetivos são uma quantidade finita de pontos físicos que quando ligados formam uma forma geométrica.
Na fase de uso o aluno posiciona-se no local definido como ponto inicial pelo professor na fase de configuração e começa a seguir as instruções dadas pelo aplicativo. As instruções são frases, aqui chamadas de dicas, dizendo para o aluno rotacionar uma certa
quantidade de graus, por exemplo: "vire 30 graus".
Cada rodada do jogo consiste em o aluno seguindo uma determinada quantidade de dicas até que termine uma forma geométrica. Uma vez que uma forma geométrica é concluída uma série de perguntas são feitas, como por exemplo: Qual forma geométrica foi formada? 
Cada ponto alvo acertado e cada pergunta respondida corretamente vale pontos. Cada faixa de pontuação recebe uma medalha, podendo ser de bronze, prata ou ouro.
Faixa Etária
10 a 12 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
1 aula de 45 minutos.

Créditos
Acadêmicos(as):
Andressa Konell (Matemática),
Jennifer Alessandra Ferretti (Matemática),
Thomas Oelke Adriano (Ciência da Computação) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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