Anatomic Party: jogo de tabuleiro voltado ao ensino do corpo humano utilizando realidade aumentada na mesa multi-touch e notebook


Anatomic Party é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo aprofundar o ensino da anatomia humana enfatizando o sistema digestório e o sistema respiratório.






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Geral
Título
Anatomic Party: jogo de tabuleiro voltado ao ensino do corpo humano utilizando realidade aumentada na mesa multi-touch e notebook.
Idioma 
Português (BR)
Descrição
Anatomic Party é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo aprofundar o ensino da anatomia humana enfatizando o sistema digestório e o sistema respiratório.
Palavras chave
Jogo de tabuleiro. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Mesa multi-touch. Realidade aumentada.
Área de conhecimento
Ensino Fundamental - anos iniciais. Ciências.

Dados Técnicos
Formato
HTML e arquivo executável
Localização
Requisitos
Computador. Câmera. Dispositivo Multi-touch.
Observações para instalação
A aplicação web não precisa ser instalada. A aplicação desktop tem um executável que cuida de toda a instalação.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo com realidade aumentada em mesa multitoque.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Aprofundar conhecimentos sobre o corpo humano.
Desenvolver o raciocínio lógico.
Aperfeiçoar a motricidade fina.
Proporcionar a interação.
Estratégia Didática
A organização do trabalho pedagógico ocorre no primeiro momento pela apresentação do conteúdo por meio de aulas expositivas dialogadas, nas quais devem ser discutidas e analisadas as funções, os cuidados e como se constituem dois sistemas do corpo humano: o digestório e o respiratório. Em um segundo momento, a turma deve ser dividida em grupos, sendo 4 alunos por grupo. Depois da divisão dos grupos, apresentam-se o jogo, suas regras e funcionamento. Existem dois componentes: a mesa multi-touch e a aplicação da Realidade Aumentada, a serem aplicados em uma situação lúdica em sala de aula. O uso da mesa em si pode despertar o interesse da turma, pelo apelo tecnológico. No entanto, a mesa não consegue suportar uma turma do ensino fundamental (20-40) de forma confortável, deixando muitos alunos ociosos. Com a inclusão da Realidade Aumentada em uma segunda tela, o resto da turma pode acompanhar o progresso do jogo, inclusive participar do mesmo, dando dicas com base no acompanhamento pela segunda tela. O aplicativo é uma forma de fixação do conteúdo, também contribuindo para a ampliação do mesmo.
O jogo pode ser um fechamento do conteúdo sobre o corpo humano, uma vez que os estudantes devem ter conhecimentos prévios sobre o assunto. Trata-se de uma atividade presencial, utilizando uma mesa multi touch, com 4 estudantes por grupo. A avaliação pode ser por meio dos acertos nos quiz propostos durante o jogo.
Faixa Etária
5º ano - 11 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
15 à 20 minutos.

Créditos
Acadêmicos(as):
Alessandra Ruediger (Pedagogia),
Bruna Luana Kempner (Pedagogia),
Guilherme Diegoli Neto (Ciência da Computação),
Ronan Guimarães (Ciência da Computação),
Sérgio Tomio (Ciência da Computação),
Thais Fogaça Cavalheiro (Pedagogia) -

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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