TapToLearn: jogo multitoque para o ensino de matemática, inglês e português

TapToLearn: jogo multitoque para o ensino de matemática, inglês e português   


O TapToLearn é um jogo multitoque  para auxiliar na educação e fixação dos conteúdos abordados em aula referentes às matérias de Português, Matemática e Inglês para crianças de 1º e 2º ano do ensino fundamental.




Geral
Título
TapToLearn
Idioma
Português.
Descrição
Auxiliar na educação e fixação dos conteúdos abordados em aula referentes às matérias de Português, Matemática e Inglês para crianças de 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Palavras chave
Português. Matemática. Inglês. Mesa multitoque (multi touch). Competitividade. Trabalho em equipe.
Área do conhecimento
Português, Matemática, Inglês.

Dados Técnicos
Formato
HTML5
Localização
Requisitos
Navegador compatível com HTML5 e um
dispositivo com entrada multi toque
Observações para instalação
Não é necessário instalar rescursos adicionais.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Ampliar conhecimentos: matemática, inglês e português; ­ 
Aumentar o tempo de concentração das crianças em relação às aulas;
Interagir com objetos virtuais e vários jogadores; ­ 
Estimular a coordenação motora fina; ­ 
Contribuir para a ampliação do senso de trabalho em equipe.
Estratégia Didática
Pode ser utilizada em momentos presenciais, em sala de aula ou a distância, por meio de dispositivos com entrada multi toques. Deve ser jogado em dupla ou grupos com mais crianças. ­
Separados em duplas ou em pequenos grupos as crianças deverão sempre jogar respeitando as regras e a vez de cada integrante do grupo. 
A primeira etapa do jogo relacionada a disciplina de português, terá seu primeiro nível onde o participante terá que identificar o nome do objeto que aparecerá na tela, selecionando entre as opção disponíveis e arrastar sobre a imagem. Já o segundo nível terá que selecionar a letra arrastando sobre a imagem para poder escrever a palavra. 
A segunda etapa acontecerá em três níveis, sendo eles relacionados a matemática. No primeiro nível o jogador terá que selecionar o número certo para a quantidade de imagens que aparecerá na tela selecionando as opção disponíveis e arrastando sobre a imagem. No segundo o participante terá que escrever a quantidade correspondente de elementos na tela utilizando apenas o teclado virtual. 
A terceira e última etapa com o propósito de trabalhar a disciplina de inglês, também separadas por níveis. O jogador deverá no primeiro nível escutar a cor da imagem que surgirá na tela e escolher entre as opções de palavras disponíveis e arrastar até a imagem. No segundo nível a criança terá que escutar o nome da imagem e selecionar a opção correta disponível, arrastando até a imagem.A avaliação se dará a partir da desenvoltura com as questões propostas pelo jogo, o tempo de concentração e o trabalho em equipe.
Faixa Etária
1° e 2° ano
Tempo de uso para aprendizagem
Em torno de duas aulas (45 min. cada aula) a cada quinze dias, até haver respostas positivas do grupo.



Créditos
Acadêmicos(as):
Daniel Gielow Junior (Ciência da Computação)
Filipe Rodrigo Miguel (Ciência da Computação)
Jaqueline Ponciano (Peadgogia)
Jéssica Rita Bernardo (Pedagogia)
Philip Stefan Haertel (Ciência da Computação)
Scheila Alberto (Pedagogia)

Professores;
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Universidade Regional da Blumenau




Comentários