Alunos de Pedagogia e Computação encerram semestre de intensa atividade interdisciplinar no LIFE

Durante o primeiro semestre de 2016, os estudantes das disciplinas de Tecnologia Educacional e Aprendizagem do curso de Pedagogia e Sistemas Multimídia do curso de Ciência da Computação, trabalharam, de forma interdisciplinar, na produção de materiais educacionais no LIFE. 
A experiência entre os dois cursos foi repetida pela segunda vez pelos professores Dalton Solano dos Reis e Mauricio Capobianco Lopes. A primeira ocorreu em 2015/1.




O projeto surgiu no contexto dos programas LIFE e Prodocência da FURB e tem por objetivo proporcionar um ambiente de trabalho interdisciplinar entre os estudantes na produção de objetos de aprendizagem (OAs). Os OAs desenvolvidos devem considerar as especificidades e necessidades dos processos educacionais e explorar as tecnologias existentes no laboratório. O projeto está organizado em quatro fases: na proposta os estudantes definem os objetivos pedagógicos e tecnológicos, bem como o público-alvo; nos estudos devem pesquisar fundamentos teóricos e trabalhos correlatos; na especificação devem apresentar os planos pedagógicos e os modelos tecnológicos de desenvolvimento do OA; na produção devem apresentar o OA construído.

Nesse semestre participaram da atividade 30 estudantes dos dois cursos os quais reuniram-se semanalmente às 4as feiras das 20:20hs às 22hs no LIFE.

Foram produzidos cinco trabalhos:

- Mimicando: um jogo de mímicas para desenvolver a consciência corporal e a criatividade das crianças usando o sensor Kinect;
- TapToLearn: um jogo para a fixação dos conteúdos de Português, Matemática e Inglês para
crianças de 1º e 2º ano do ensino fundamental voltado à mesa digital multitoque;
- Da Cor à Forma: um aplicativo para conhecer, identificar e classificar os sólidos geométricos e as
cores usando realidade virtual aumentada;
- AnimalQuiz: um aplicativo para aperfeiçoar o aprendizado do educando através de questões sobre
as classificações dos animais utilizando realidade aumentada;
- Geografia em 3D: um software para conhecer as regiões, estados e capitais no mapa do Brasil, usando a projeção 3D.



Comentários